Uma maravilhosa viagem oceânica ao redor do mundo, alimentada com hidrogênio, acabou de começar, com a partida do Navio Catamarã Energy Observer de US $ 5,25 milhões a partir de Paris, para uma viagem de 6 anos ao redor do mundo.
O navio francês, que está configurado para fazer 101 escalas em 50 países em todo o mundo durante seu épico empreendimento de 6 anos, funciona com energia eólica e solar, além do hidrogênio gerado a partir de água do mar por eletrólise.
A viagem, que circundará de forma auto-suficiente o globo com zero de emissões de gases de efeito estufa, foi descrita como o " Impulse Solar dos mares", em referência ao pioneiro avião movido a energia solar que deu a volta no mundo em 2016.
O Energy Observer funciona com energia solar aproveitada a partir de extensos painéis que ocupam 130 metros quadrados do topo da embarcação, além de duas grandes turbinas eólicas na parte traseira do Catamarã de 30,5 metros de comprimento.
Quando é noite ou quando não há vento para girar as turbinas, o navio confia em sua principal inovação: um sistema de eletrólise que extrai hidrogênio da água do mar e armazena-o em um tanque a bordo.
"Quando estamos produzindo energia demais, quando temos muito vento e sol, a idéia não foi desperdiçar essa energia e sim mantê-la a bordo", explicou o líder da expedição, Jérôme Delafosse.
"O hidrogênio é a melhor maneira de fazer isso porque é muito leve e a eficiência do hidrogênio é três vezes maior do que o combustível normal". Além disso, o Energy Observer também está equipado com uma vela que pode empurrar a embarcação e servir como outro meio de gerar energia.
"Quando a vela estiver operacional, o movimento para a frente do barco fará girar a hélice", disse Didier Bouix, que ajudou a projetar os sistemas de energia do barco.
"A rotação da hélice produz energia elétrica para o navio. Este é um mecanismo inverso da propulsão normal em que a energia elétrica é convertida em potência mecânica".
Embora tudo pareça de alta tecnologia, o equipamento de energia do Energy Observer mascara o fato de que ele é um antigo navio de corrida de 34 anos, construído em 1983, que sofreu extensas modificações para agora servir de modelo para o transporte livre de emissões. Essa nova missão também é o motivo pelo qual o navio deverá levar cerca de seis anos para completar sua turnê mundial.
Ao contrário das viagens marítimas anteriores ultilizando se energia renovável em todo o mundo, a equipe do Energy Observer estará dedicando seu tempo nesta jornada em cada parada nos portos dos 50 países ao longo do caminho, ajudando a demonstrar que existe uma alternativa viável para o uso de combustíveis fósseis destruidores do meio ambiente para poder transportar as pessoas.
"Energy Observer, assim como o Solar Impulse, faz o trabalho de exploração para se tentar melhorar a qualidade de vida", afirmou o presidente da Fundação Solar Impulse, Bertrand Piccard, na inauguração do navio no início do mês.
"Precisamos liderar as pessoas para o futuro, mostrando soluções em vez de pressioná-las".
Mas enquanto o barco parece incrível e a causa é justa, a maior questão da viagem é o dinheiro - estima-se que o Energy Observer exigirá cerca de US $ 4,6 milhões anualmente para completar sua jornada.
Esperemos que a equipe seja capaz de garantir patrocinadores suficientes para manter a viagem de seis anos à tona, porque esta é uma mensagem que ainda precisa ser ouvida.
+ Energy Observer
Uma maravilhosa viagem oceânica ao redor do mundo, alimentada com hidrogênio, acabou de começar, com a partida do Navio Catamarã Energy Obse...
Navio auto suficiente parte para uma viagem de 6 anos ao redor do mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: